Salada caprese fácil

Salada caprese como se deve: mozzarella fresca, tomates maduros orgânicos, manjericão. Foto: Lu Mastrorosa
Salada caprese como se deve: mozzarella fresca, tomates maduros orgânicos, manjericão. Foto: Lu Mastrorosa

Como comentei na comunidade do FB (já curtiu? clique aqui), o mês de abril foi estranhamente quente este ano. Acho esquisito esse verão fora de época, mas o melhor a fazer enquanto o friozinho gostoso não chega é nutrir o corpo com refeições leves.

Eu adoro salada. De verdade! Tem gente que acha que minto quando digo isso, mas eu realmente gosto de vegetais. Isso não quer dizer que eu seja vegetariana ou vegana. Me considero onívora, como boa parte da espécie humana. Trocando em miúdos: adoro legumes, vegetais, laticínios, grãos, nozes… Prezo pelo equilíbrio.

Por isso, mesmo nesse veranico esquisito, num mês em que deveríamos estar flertando com a ideia de caldinhos e sopas, vamos de salada.

Esta caprese foi feita num pulo: usei apenas os três ingredientes clássicos – mozzarella fresca, manjericão e tomate maduro. Alguns temperos e nada mais.

Como toda simplicidade esconde alguma dificuldade, aqui vai a dica: use os melhores ingredientes que puder. Este é o segredo para ter uma caprese saborosa, fresca e nutritiva para os dias de calor.

SALADA CAPRESE
Rendimento: 2 porções

4 tomates pequenos, orgânicos
4 mozzarellas frescas pequenas (de búfala ou não)
4 fatias de pão italiano tostado, para acompanhar
Folhas de manjericão a gosto
Azeite de oliva a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Corte os tomates, previamente higienizados, em fatias. Corte as mozzarellas em fatias de uma espessura parecida com as do tomate. Monte a salada em pratos individuais (calculo 2 tomates e 2 mozzarellinhas por pessoas, mas pode usar a gosto), alternando fatias de tomate, mozzarella e folhas de manjericão. Tempere com azeite, pimenta e uma pitada de sal. Sirva com fatias de pão italiano torrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *