Muffins de banana, amendoim e ameixa preta

Muffins de banana, amendoim e ameixa preta. Foto: Lu Mastrorosa
Muffins de banana, amendoim e ameixa preta. Foto: Lu Mastrorosa

Adoro assar muffins, cupcakes e bolinhos. Acho prático e não me importo de usar um tipo específico de massa para esses formatos. Até hoje, todos os bolos de tamanho “normal” que já fiz assaram muito bem em forminhas de papel. A única diferença é que podem assar mais rápido, então é bom ficar de olho. Quando começar a subir aquele aroma de bolo assando, vale fazer o teste do palito – inserir um palito de dente bem no centro de um dos bolinhos. Se sair limpo, está pronto.

Se forem assados em forminhas de papel individuais, os muffins/bolinhos/cupcakes podem ser congelados assim mesmo (depois de frios), facilitando na hora de descongelar e consumir.

Estes são de banana-prata, farinha de amendoim e ameixa seca. Levam açúcar mascavo e iogurte, além de um mix de farinha de trigo refinada e integral. Além de ter um sabor muito bom, é um bolinho cheio de coisas maravilhosas para a saúde. Perfeito para o lanche das crianças, sem aquele monte de corantes, emulsificantes e outros “antes” dos bolinhos industrializados.

MUFFINS DE BANANA, AMENDOIM E AMEIXA PRETA
Rendimento: 12 bolinhos

1/2 xícara (chá) de farinha de amendoim ou amêndoas ou avelãs
2 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar (refinado ou mascavo)
115 g de manteiga sem sal (pouco mais de meio tablete)
1/4 xícara (chá) de iogurte ou kefir ou água com suco de ¼ de limão taiti
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3 bananas-pratas maduras e amassadas
3/4 de xícara (chá) de ameixa preta picada, sem caroço (ou chocolate meio amargo em gotas)

Preaqueça o forno a 180 ºC e forre uma forma de muffins com forminhas de papel (eu usei duas formas com capacidade para 6 bolinhos cada). Não é necessário untar nem enfarinhar. Bata os ovos e o açúcar na batedeira, até ficar bem claro e espumoso. Junte a manteiga derretida e o iogurte (ou kefir ou água com limão) e bata até ficar homogêneo.

Misture os ingredientes secos numa tigela e vá adicionando-os aos poucos na batedeira. Desligue a batedeira e acrescente a banana amassada, a farinha de amendoim e as ameixas picadas. Misture tudo delicadamente e distribua a massa nas forminhas de muffin. Asse os bolinhos por cerca de 25 a 30 minutos – se estiver na dúvida, enfie um palito no centro de um dos bolinhos; se sair seco, está no ponto.

Retire do forno, deixe esfriar por 5 minutos, transfira para uma grade de bolo e sirva com chá.

Dica: os bolinhos de uma das minhas formas demoraram a corar. Dessa forma, desliguei o forno e coloquei os muffins por 4 minutos no grill. Ficaram um pouco corados demais. Então, fiz uma versão adulta com esses mais queimadinhos: assim que saíram do forno, acrescentei uma colher (chá) de rum em cada um deles, mais uma colher (sobremesa) de mel. Ficaram deliciosos! Mas para bebês maiores e crianças, sugiro a versão básica, muito menos doce. E sem álcool, claro. Para os adultos, café. Para os pequenos, chá ou suco. #happydays, meus amigos. Happy days.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *