Brownie muito fácil

Brownies de chocolate amargo. Foto: Carol Gherardi
Brownies de chocolate amargo deliciosos e fáceis de fazer. Foto: Carol Gherardi

Em dezembro de 2015, lancei meu segundo livro, só com receitas natalinas, o Natal Feliz! 30 receitas incríveis para a sua ceia. Desta vez, optei por um e-book, gratuito, em formato pdf, para poder distribuir aos meus leitores. Em vez de cartões ou calendários, fiz um livro de culinária. Foi meu presente de Natal. 🙂

Uma das receitas deliciosas do livro é este brownie facílimo de fazer. Como estou de casa nova, nada melhor que assar um bolo para tomar com café. Ainda que seja um “bolo” americanizado, mas cheinho de ingredientes bons.

BROWNIES MUITO FÁCEIS
Rendimento: cerca de 20 quadradinhos

2 tabletes de chocolate amargo 70% cacau (cerca de 200 g)
1/2 tablete + 1 colher (sopa) de manteiga (cerca de 100 g)
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Preaqueça o forno a 180ºC e forre uma forma quadrada (cerca de 20 cm) com papel-alumínio ou papel-manteiga. Unte o papel com manteiga e reserve. Coloque o chocolate em pedaços (ou em gotinhas, se comprar próprio para cozinhar) e a manteiga numa tigela. Derreta a mistura em banho-maria ou no micro-ondas, com todo cuidado para que o chocolate não queime. Quando estiver tudo derretido, misture para ficar bem homogêneo e reserve. Bata os ovos e o açúcar na batedeira, até ficar esbranquiçado. Acrescente a mistura de chocolate e manteiga e bata mais um pouco. Junte a farinha e o sal e bata mais um pouco, em velocidade baixa. Despeje a massa na assadeira e asse em forno médio-baixo, a 180ºC, por cerca de 30 minutos. Depois de assado, o brownie ficará com uma ligeira casquinha, mas se manterá úmido por dentro. Portanto, não exagere no tempo de forno nem na temperatura.

Dica: Como eu disse lá em cima, este brownie fica maravilhoso para tomar com café. Espere esfriar bem antes de cortá-lo em pedaços para embalar. Varie nos sabores acrescentando nozes picadas, avelãs tostadas ou frutas secas. Se preferir, sirva-o como sobremesa, com calda de chocolate quente e sorvete de creme.

Esta receita é parte integrante do meu livro Natal feliz! 30 receitas incríveis para a sua ceia, publicado em formato digital (pdf) em dezembro de 2015. Se quiser o livro, que é gratuito, deixe um comentário ou mande um email para contato(@)lumastrorosa.com.br e envio para você. Será um prazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *