Arroz doce caramelado

Arroz doce caramelado, uma versão diferente para a guloseima junina. Foto: Lu Mastrorosa
Arroz doce caramelado, uma versão diferente para a guloseima junina. Foto: Lu Mastrorosa

O inverno começa oficialmente nesta segunda-feira, acompanhado de uma lua cheia belíssima. Muita força, muito poder e muita energia boa circulando por aí. É época do necessário recolhimento que o tempo frio pede, para refletir bastante sobre o que queremos para o futuro e colocar nossas ideias em ação.

E ainda é junho, um dos meses mais queridos do ano. Por motivos de: festa junina! Quermesse! Pipoca! Quentão! Hummm!

Aqui em Pinheiros, a quermesse mais famosa é a da Igreja do Calvário. Começou no finzinho de maio e vai até o começo de julho. Tem bingo, barraquinhas de comidas típicas e de diversões, tem música… A igreja fica bem no alto, toda iluminada, e é um frio daqueles. Combina muito com uma bebida quente para deixar todo mundo aquecido e animado. O quentão é de boa qualidade e a barraca portuguesa faz sucesso com bolinhos de bacalhau e caldo verde. Tem algodão doce, maçã do amor, docinhos variados… É programão para toda a família, mesmo.

Em casa, fizemos uma minifesta junina para celebrar Santo Antonio, São João e São Pedro. Minha mãe trouxe seu tradicional cuscuz paulista e pinhões cozidos. Fiz pipoca, sanduíches de carne louca, linguiças assadas no espeto e vinagrete apimentado. De doces, comprei paçoca, pé-de-moleque e doce de leite, e preparei bolo de fubá cremoso e arroz doce.

Mas este ano eu queria um arroz doce diferente, turbinado, 2.0. Então, em vez de usar o leite branquinho, caramelizei o açúcar e preparei um arroz doce moreninho, com leite caramelado e muito cravo e canela.

Fico bom? Ficou UAU! E entra naquela categoria que a gente ama: bom, bonito e barato. Aproveite o mês de junho para caprichar na quermesse aí da sua casa também.

ARROZ DOCE CARAMELADO

2 xícaras (chá) de arroz agulhinha polido
4 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
1 litro de leite integral
3 pedaços pequenos de canela em pau (ou a gosto)
10 cravos (ou a gosto)

Lave bem o arroz e escorra bem. Coloque o arroz em uma panela média e acrescente as xícaras de água. Tampe e deixe em fogo alto até ferver. Ao ferver, abaixe totalmente o fogo e cozinhe por 15 minutos, com a tampa semiaberta.

Enquanto isso, coloque o açúcar numa panela grande e deixe derreter completamente, em fogo baixo, até virar um caramelo. Fique de olho na panela, pois o caramelo queima rápido. Quando derreter, desligue o fogo e vá adicionando o leite aos poucos, com muito cuidado, pois o caramelo é muito quente.

Feito isso, acrescente também as especiarias e leve a panela de volta ao fogo para derreter o caramelo. Quando o leite ficar com uma cor caramelada e o caramelo dissolver por completo, coloque o arroz cozido e mantenha no fogo até a mistura engrossar ligeiramente.

Despeje o arroz doce numa tigela e sirva com canela em pó ou raspas de limão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *